Folha do ES
Sex, 9 de Dez
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Economia     Brasil


Tarifa de energia terá crescimento médio de 5,6% em 2023, aponta Aneel

Tarifa de energia terá crescimento médio de 5,6% em 2023, aponta Aneel

Projeção foi apresentada à equipe de Minas e Energia do Gabinete de Transição na quarta (23). Impacto pode variar em cada distribuidora.

  Por Redação - BLN

  24.novembro.2022 às 10:08Atualizado em 24.novembro.2022 às 10:50

A tarifa de energia terá crescimento médio de 5,6% em 2023, de acordo com estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O número foi divulgado na quarta-feira (23), durante reunião com membros da equipe de transição de governo.

Segundo o relatório apresentado, que também foi publicado nas páginas oficiais da Aneel, o aumento médio na tarifa da energia elétrica será de 5,6%, mas também pode ser influenciado conforme as distribuidoras de energia.

Veja as estimativas:

  • 17 distribuidoras devem ter reajuste entre 0% e 5%
  • 15 distribuidoras devem ter reajuste entre 5% e 10%
  • 13 distribuidoras devem ter reajuste inferior a 0%
  • 7 distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%

Pontos discutidos

Além da evolução nas tarifas, a equipe da Aneel abordou outras temáticas junto ao grupo técnico de Minas e Energia da transição.

“Foram abordados, entre outros assuntos, a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, bem como questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário”, informou a agência.

Os técnicos também discutiram a defasagem no quadro de servidores da Aneel. O último concurso promovido pelo órgão foi realizado em 2010.


Fonte: Metrópoles

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.